Roupas em camadas – Dicas para se proteger do frio

Sempre que praticamos esportes a temperatura do corpo aumenta, em uma atividade como montanhismo não poderia ser diferente, até nas trilhas mais leves percebemos que o movimento eleva nossa temperatura.

Durante o inverno o trekking nas montanhas de parques como o PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) ou nas montanhas da Serra Fina como o Capim Amarelo, Pedra da Mina e Pico dos Três Estados possuem clima frio intenso e a sensação térmica pode ser muito diferente daquela marcada nos termômetros, especialmente por conta das variações de altitude e vento, por exemplo.

Agora imagina a situação, você está com uma camiseta leve e um casaco na montanha, durante o trekking sua temperatura eleva, seu corpo começa a suar e você decide tirar o casaco. Lembre-se, estamos na montanha, ao tirar o caso você sofre com o impacto do forte vento gelado e da baixa temperatura.
O que fazer, ficar tirando e colocando o casaco? Bom, o Sistema de Camadas vem para resolver isso.

Antes de entender como usar, vamos conhecer cada uma das camadas que o compõem.

Primeira Camada

Também conhecida como segunda pele ou “base layer”. Como o nome já diz, ela é a base, a camada que vai justamente próxima da pele, cobrindo todo o corpo.

A função dela é deixar o suor se dissipar de forma ágil, te mantendo sempre seco e regulando o odor durante o trekking.

Aqui vai uma dica importante, evite tecidos de algodão, pois eles absorvem muita umidade, dê preferência para tecidos micro texturizados e utilize a segunda pele sempre bem ajustada ao seu corpo.

Antes de escolher sua base layer, leve em consideração a intensidade da atividade e temperatura do local. Por exemplo uma corrida de montanha exige um tecido de gramatura mais leve e um trekking na neve exige uma gramatura mais espessa.

Segunda Camada

A camada de aquecimento ou “mid layer”. Essa tem a função de manter a temperatura do seu corpo e dar aquela sensação de conforto térmico. O “fleece” geralmente é o preferido, esse é um tipo de tecido sintético e tecnológico, são leves, respiráveis e mesmo molhados oferecem um ótimo isolamento térmico.

No entanto, um ponto negativo é que eles geralmente ocupam bastante espaço na sua mochila. Nessa camada também são utilizadas peças com enchimento de plumas, por serem leves e muito compactas, elas oferecem ótimo isolamento térmico. Entretanto, essas peças podem perder a eficiência e até serem danificadas quando molhadas. Pensando nisso, não é uma boa idéia molhar essa peça com suor. Se optar pelo uso de plumas dê preferência para quando estiver no acampamento, e lembre-se, use marcas com o selo Responsible Down Standart, que auditora e garante que os animais são cuidados o tempo todo.

Terceira camada

A camada externa ou “external layer”. Aqui entra a peça impermeável que também tem a função de corta vento, então é imprescindível que ela seja respirável. O equipamento mais utilizado para essa função é o Anoraque ou “anorak”, que cumprem muito bem esse papel.

Como usar o Sistema de Camadas

Blog CURTLO – A importância de se vestir em camadas

O sistema é feito em 3 camadas de roupas e a gente vai “descascando” conforme a necessidade, como vimos, cada camada é responsável por uma função específica. É importante lembrar que nesse sistema o uso de tecidos de algodão é PROIBIDO, dê preferências para tecidos tecnológicos respiráveis e impermeáveis, ou seja, que deixe o suor sair e não deixe a água entrar.

A utilização do sistema é feita com a combinação das camadas, esse uso não obriga sempre utilizar as 3 de uma vez, mas é importante sempre utilizar a primeira camada como base.

Como funciona o sistema de camadas


A segunda e terceira camada vamos definir o uso dependendo da atividade e clima do local que vamos visitar, é muito importante saber a temperatura média daquele local e ficar de olho na previsão do tempo.

Em um trekking para o Capim Amarelo por exemplo, você pode começar utilizando a primeira e terceira camada, já que essa é uma caminhada longa e intensa, o que pode te fazer suar bastante. Sendo assim, a primeira camada te mantém seco e expulsa o suor, já a anorak, te protege do frio e vento, e ainda permite a respiração do corpo. Ainda nesse cenário a segunda camada ficará na mochila, para caso sinta muito frio no caminho ou para te aquecer no acampamento, especialmente durante a noite.

Dica Bônus

Lembre-se dos acessórios, seguindo as dicas do sistema de camadas é certo que se protegerá do frio, mas temos que lembrar das mãos, pés e cabeça.

Então, na sua mochila deve conter um belo par de luvas! Você também pode alterar entre um par mais resistente para uso durante a caminhada e outra para o acampamento. Lembrando que também é possível ter um sistema de camadas com luvas.

Cachecol e gorro também vão te ajudar muito, protegendo a cabeça, pescoço e orelhas do frio e vento cortante, lembre de levá-los com você.

Além das suas meias adequadas para caminhada também leve meias para aquecimento, manter os pés quentinhos te dará uma ótima sensação de conforto durante a noite.

DICA MESTRE:

Quer mais dicas e roteiros incríveis para se tornar um aventureiro expert? Então segue nosso perfil no Instagram @okeaventura que em breve traremos mais conteúdos interessantes para você se aventurar!

About Author

client-photo-1
okeadmin77

Comments

Diogo santos
9 de junho de 2020
Muito bom as trilhas e as trilhas recomendo muito
Marcos
8 de janeiro de 2021
Ótimo trabalho! Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog que tinha o que tanto procurava. Gostei muito. Meu muito obrigado!!!
sistema comercial
27 de agosto de 2021
Olá tudo bem! Muito bom seu site. Desejo sucesso!!!

Deixe um comentário