Especial – Dia Nacional do Voluntariado

“Ser voluntário é doar um tempo da sua vida em prol do bem coletivo e do bem natural. É dedicar-se a algo maior e sentir que valeu a pena cada momento!” 

Voluntariado ICMBio

Descobri que o Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é um excelente caminho para todos que desejam exercitar sua cidadania, doando seu tempo e conhecimento em benefício da sociedade, do bem público e do cuidado com o meio ambiente. Ao atuar de forma voluntária você se torna um agente de transformação, e foi assim que eu me descobri, a mais de 700 km de casa.

O Parque Nacional do Caparaó (PNC), localizado na serra homônima entre a divisa dos estados de Minas Gerais e Espirito Santo, abriga um dos ícones do montanhismo no Brasil, o Pico da Bandeira, com seus imponentes 2.892 metros de altitude, que o consagram como o terceiro ponto mais alto do país.

Ali nós aprendemos sobre os principais aspectos do Parque e ficamos encantados em conhecer seus atrativos e estruturas em ambas as portarias de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (ES). Tivemos capacitação e oficinas onde nos familiarizamos com o manejo, sinalização de trilhas e áreas de visitação. Cada vivência nos despertou para a importância de ações que incentivam a interação e troca entre os turistas e a cultura regional, e que promovam o sentimento de pertencimento da comunidade local com o Parque.

Voluntariado PARNA Caparaó 2019

Em poucas palavras, posso descrever o voluntariado como uma experiência de imersão completa, muito gratificante e transformadora. Ali, desenvolvemos nosso relacionamento interpessoal, pela convivência com pessoas novas e diversas; aprendemos e refletimos sobre a riqueza local, pelo contato com novas paisagens e a cultura ao seu redor; além de exercitar nossa autoprojeção em meio a tudo isso, pelas expectativas e anseios em contribuir e retribuir por tanto aprendizado. Saímos de lá com a vontade de contribuir mais, pensando em novos projetos e implementações, mas com a certeza de fazer parte dessas sementes que, almejamos, tragam bons frutos ao PARNA Caparaó.

Chego ao fim desse relato te convidando a abrir-se para mais experiências de voluntariado que tragam um profundo sentimento de gratificação e satisfação pessoal. Voluntariado é uma escolha, “comece onde você está, use o que você tem e faça o que você ama”. Há uma causa para cada um de nós!

Às vezes nem precisa esperar crescer para ser voluntário, algumas Unidades já possuem projetos mirins, como o Mutirãozinho do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca (PNT), que aproxima as crianças do contato com a natureza e ensina sobre o cuidado com meio ambiente. Na página do Programa você encontrará oportunidades para voluntariar no ICMBio.

Explore, escolha a Unidade em que deseja atuar e junte-se a nós!

About Author

client-photo-1
Jessiane Rosa

Comments

jerome hartwick
11 de dezembro de 2020
Hello! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely happy I found it and I’ll be book-marking and checking back frequently! Pt/BR: Olá! Eu poderia jurar que já estive nesse blog antes, mas depois de navegar por alguns dos posts percebi que é novo para mim. De qualquer forma, eu estou definitivamente feliz que eu encontrei e eu vou estar de volta com frequência!
Hediger
5 de março de 2021
amazing article, i like it PT: "artigo incrível, eu gosto"
Waghoado
10 de maio de 2021
PT:Agradeço por informações muito valiosas. Foi muito útil para mim. I thank for very valuable information. It very much was useful to me.

Deixe um comentário